Clique nas imagens para ampliar
O uso de revestimento de tambores com pastilha cerâmica é mais comum em esteiras transportadoras utilizadas em mineração, onde grandes volumes de material é movimentado em um processo contínuo nas minas, no armazenamento e no refino dos minerais. Esse processo é dado pelo volume gigantesco de material e em grande escala de processamento de material britado, pó ou pastoso, além da necessidade de operar em ambientes úmidos e agressivos, com equipamentos expostos ao ar livre e em certos períodos operando sob sol e chuva.
Essas condições mais severas de trabalho exigem que os tambores tracionadores de correia tenham uma maior aderência com a correia, pois a umidade da chuva ou do processo transforma as partículas mais finas em uma pasta muito abrasiva entre o tambor e a correia, necessitando assim de maior tração, maior exigência dos mancais, resistência da correia e consumo de energia, para ter o mesmo rendimento do equipamento, por isso é necessário o revestimento de tambores.
MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O REVESTIMENTO DE TAMBORES
A abrasividade do material transportado, assim como o atrito constante e umidade, se faz necessário o uso de pastilhas de cerâmica antiderrapantes de alto desempenho. O perfil correto dos ressaltos da pastilha melhora a tração e aderência, contribuindo para a melhor performance e desempenho do equipamento, bem como uma vida útil mais prolongada da correia transportadora gerando excelente custo benéfico.
As pastilhas de alta alumina utilizadas para revestimento de tambores possuem diversos botões em alto-relevo com perfil piramidal, garantindo uma melhor aderência e maior tração na correia, canais para maior superfície de contato e ancoragem na borracha para minimizar e evitar arrancamento mesmo em condições adversas.
Para situações mais exigentes o revestimento pode ser feito em toda a face de contato entre o tambor e a correia, ou formar padrões ou espaçamentos com seções de borracha e pastilha, auxiliando no alinhamento e na maior vida útil da correia, este tipo de revestimento de tambores como nossas pastilhas pode aumentar a durabilidade do equipamento entre 4 a 10 vezes do que se tivessem apenas a borracha.
REVESTIMENTO DE TAMBORES E VANTAGENS NA ADOÇÃO DO MÉTODO
Revestimento de tambores com pastilhas de alta alumina podem ser feitos de duas maneiras, as pastilhas são preposicionadas de acordo com padrão escolhido, vulcanizada em placas de borracha e posteriormente coladas no tambor, ou as pastilhas podem ser posicionadas na vulcanização diretamente no tambor.
A falta de atrito entre a correia transportadora e o tambor gera patinação, especialmente em condições adversas, em ambientes mais úmidos ou lamacentos, causando danos à correia. Isso encurta a vida útil do tambor e da correia, além de causar perdas de produtividade, tempo para manutenção e gastos desnecessários.
O revestimento de tambores com borracha vulcanizada e pastilhas de cerâmica de alta alumina quando aplicado a frio, torna necessário uma dupla demão de do processo de adesivar, o que garante a aderência da placa de borracha a superfície metálica do tambor. Também fabricamos diversos modelos de raspadores de correia em forma de laminas, placas ou pastilhas para fixação por sistema tracionador de cabos de aço.
EMPRESA INOVADORA NO MERCADO BRASILEIRO DE CERÂMICAS AVANÇADAS
A Ceraltec Cerâmica Técnica Ltda. é uma fabricante de produtos em cerâmica avançada situada no Distrito Industrial de Ibaté, interior do estado de São Paulo. Fundada em 2003, a empresa possui um know-how próprio e inovador, atendendo a clientes e parceiros com produtos de alta qualidade. Trabalha sempre com preços acessíveis e prazos de entrega reduzidos.
Com profissionais qualificados somando 20 anos de experiência no segmento de cerâmicas avançadas, a Ceraltec Cerâmica Técnica Ltda. tem por missão e compromisso proporcionar serviços com eficiência, sempre com as melhores matérias-primas e os processos mais avançados para atender às expectativas de seus clientes.
Para saber mais sobre Revestimento de tambores
Ligue para 16 3343-4298 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!