Clique nas imagens para ampliar
Um revestimento abrasivo deve ser empregado onde o fluxo de material ou o atrito entre o produto e os componentes da máquina é mais constate, esse atrito acentuado pode vir a desgastar, cavitacionar ou erodir prematuramente os componentes e partes das máquinas e equipamentos não revestidos, tornando necessário o revestimento abrasivo.
Componentes metálicos, mesmo com tratamento térmico, podem não suportar certos trabalhos com materiais duros, abrasivos ou particulados como pós, grãos, minerais, barro, cimento, poeira, areia, etc, sendo necessário o emprego de revestimento anti-desgaste ou anti-abrasão em alta alumina zircônia ou ZTA, caracterizados por sua alta dureza e resistência aos meios alcalinos ou ácidos e grade eficiência contra desgaste.
ESPECIFICAÇÕES DO REVESTIMENTO ABRASIVO
Normalmente, são produzidos revestimentos com teor de 92% ou 96% da alumina de alta pureza e conformada em alta pressão, usinada e sinterizada em fornos de alta temperatura, o que confere ao revestimento abrasivo uma grande resistência ao desgaste. Além disso, os revestimentos são fixados a estrutura mecanicamente, com cola epóxi de alta aderência, poliuretano ou borrachas vulcanizas, projetados especialmente de forma capaz de resistir também a impactos.
O revestimento abrasivo pode ser produzido em diversos formatos, modelos e medidas, sempre de acordo com cada aplicação: pastilhas hexagonais, pastilhas para tambor, tijolos, placas, tubos, anéis, bocais, cones, roletes, esferas, bicos, etc.
DIFERENTES TIPOS DE REVESTIMENTO
O revestimento abrasivo pode ser encontrado em diversos segmentos industriais, sempre em que haja o processamento de material particulado, lama, suspensões. Além Disso, o uso do revestimento abrasivo nesses casos confere maior resistência mecânica ao equipamento e o baixo nível de corrosão e erosão. A alta alumina empregada forma um revestimento protetor, reduzindo as necessidades de manutenção periódica e perdas onerosas por máquina parada.
O revestimento abrasivo pode ser utilizado em diversos tipos de materiais como: equipamentos de mineração, tambores tracionadores de correia, raspadores, mangueiras, tubulações, fornos, hidro-ciclones, moinhos, dutos, tubulações, corpos de bomba, rotores, roscas transportadores, moegas, shutes, calhas, válvulas, cochos, etc.
É preciso ressaltar que para cada aplicação, equipamento e finalidade pretendida, pode ser desenvolvido um tipo de revestimento abrasivo mais adequado. As placas e pastilhas, por exemplo, são utilizadas no revestimento de silos, shutes, calhas, para cimentos e minérios. Já as pastilhas hexagonais são peças standard, que se encaixam entre si, ideal para qualquer formato inclusive os complexos, ótimo para consertos rápidos e de fácil aplicação e a pronta entrega.
O revestimento abrasivo com alta alumina, zircônia ou ZTA pode substituir revestimentos de placa de metal duro, carbetos, porcelana, epóxi, borracha, poliuretano, UHMW, polímeros em geral, entre outros. Além disso, a maior resistência a desgaste e corrosão promove uma maior vida útil do equipamento ou partes deste, quando corretamente revestidas.
FABRICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE CERÂMICAS AVANÇADAS
A Ceraltec Cerâmica Técnica Ltda. inova na fabricação e comercialização de cerâmicas avançadas desde 2003, oferecendo serviços de qualidade com as melhores matérias-primas, nacionais e importados. De Ibaté, no interior do estado de São Paulo, para todo o Brasil, a empresa contribui para o desenvolvimento dos produtos e processos cerâmicos no país com responsabilidade e profissionalismo, contando com funcionários qualificados.
Para saber mais sobre Revestimento abrasivo
Ligue para 16 3343-4298 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!