Clique nas imagens para ampliar
Cerâmica técnica é mais uma forma genérica utilizada para descrever os vários tipos de cerâmicas de alta tecnologia existentes, normalmente produzidas com matérias-primas selecionadas de altíssima pureza química, terras raras como ítrio, cério. Óxidos metálicos como alumina e zircônia, por exemplo, são os mais comuns, sendo usados puros ou misturados a outros materiais, para adquirir novas propriedades.
As matérias primas são finamente moídas em partículas menores que 0,5 mícrons, podendo ser utilizadas nas formulações materiais em escala nanométrica, pois quanto menores as partículas usadas, maiores são as possibilidade de se obter produtos com densidades próximas a densidade teórica dos materiais precursores.
INFORMAÇÕES SOBRE AS CERÂMICAS TÉCNICAS
Os produtos podem ser obtidos por diversas técnicas, além de processos altamente tecnológicos. Também conhecida como cerâmica avançada ou cerâmica de engenharia, em geral são produtos de alta dureza, resistentes a altas temperaturas e ambientes agressivos utilizados normalmente onde matérias convencionais falham ou não suportariam.
Após sinterizados em fornos de alta temperatura adquirem excelentes propriedades térmicas, mecânicas, elétricas, químicas entre outras. Essas propriedades especiais são exploradas ou introduzidas para desenvolver itens de cerâmica técnica que necessitam em sua maioria ter de ótima durabilidade e vida útil, sendo aplicadas nos mais diversos segmentos industriais.
CERÂMICA TÉCNICA: CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS
A cerâmica técnica tem como principal característica dureza elevada, inércia química, baixa rugosidade, suporta altas temperatura e corrosão. Além disso, em comparação com os metais, possuem baixa densidade, essa série de vantagens é o que torna possível seu uso em blindagens e proteção balística, absorvendo o impacto e minimizando a força do projetil. Entre os materiais mais usados na produção de cerâmica técnica, destacam-se:
- Óxido de Alumínio: (Al2O3) é muito abundante na natureza sendo um dos materiais mais usados em cerâmica técnica, abrasivos e refratários em geral, devido à excelente relação de custobenefício, com preço mais acessível e ótima qualidade. Além disso, o composto é produzido através do beneficiamento da bauxita pelo processo Bayer, sendo também a matéria-prima principal para produção do metal alumínio;
- Alumina ou óxido de alumino: usada pura 99% ou misturada a outros óxidos e fundentes em várias composições, 90%, 92%, 96% ou 98%, sendo usada para produção de tijolos, esferas, cones, anéis, placas, barras, isoladores, revestimentos, etc.
- Dióxido de Zircônio ou zircônia: (ZrO2) material com alta resistência a abrasão, baixo coeficiente de atrito e desgaste, com maior densidade e maior tenacide que a alumina. É usado na fabricação de bolas ou esferas para moagem de tintas e minerais em geral, válvulas de vedação, sensores, anéis e ponteiras de trefila, guia-fio etc.
QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE ACESSÓRIOS DE ALTA RESISTÊNCIA COM A CERALTEC CERÂMICA TÉCNICA LTDA
A Ceraltec Cerâmica Técnica Ltda é especialista na elaboração de produtos em cerâmica de engenharia, oferecendo itens de alto padrão de qualidade e com preços acessíveis. A empresa é reconhecida pela qualidade da sua cerâmica técnica, confeccionando produtos de acordo com as especificações de cada cliente.
Ao lado de uma equipe de profissionais qualificados, a Ceraltec Cerâmica Técnica Ltda se mantém como uma das principais referências do ramo, com atendimento para todo o território nacional, sempre prezando pelo melhor atendimento e pelo compromisso com os prazos de entrega. Além disso, qualquer variação de materiais fabricados na empresa tem garantia de alta qualidade e durabilidade e ótimo acabamento.
Para saber mais sobre Cerâmica técnica
Ligue para 16 3343-4298 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!